Blog do José Roberto Duarte - Itens filtrados por data: Sexta, 01 Setembro 2017
Sexta, 01 Setembro 2017 23:08 Publicado em Notícias

Existe um assunto que está ficando cada vez mais comum em discussões relacionadas a educação, a Gamificação. O conceito de juntar educação e jogos foi proposto a alguns anos e a ideia é tentar trazer o engajamento e dedicação que as crianças tem com jogos e usar estes elementos na educação. Uma forma de fazer isso é tentar criar jogos que podem ensinar enquanto divertem. Para este propósito existe um site muito legal chamado Escola Games.

O que é o Escola Games? O Escola Games é um site completamente gratuito e que conta com vários jogos educativos para crianças a partir dos 5 anos de idade. Todos os jogos são desenvolvidos com o acompanhamento de profissionais da área da pedagogia para garantir que o jogo cumpra o seu objetivo de ensinar enquanto diverte. Atualmente o jogo já conta com 80 jogos com temas relacionados à língua portuguesa, matemática, geografia, história, ciências, ao inglês e ao meio ambiente. Também existem alguns jogos ligados a cultura brasileira e seus costumes. O Escola Games está constantemente tentando melhorar a sua biblioteca de jogos com uma equipe que trabalha para trazer atualizações mensais a plataforma. Alguns jogos estão disponíveis para Android e iOS, sendo uma excelente opção para que crianças desenvolvam as suas habilidades de concentração e solução de problemas. A plataforma é mais do que uma simples coleção de jogos online. Cada um é feito para conseguir alcançar um resultado positivo nas crianças que acessam um site.

O que é a Gamificação e porque ela funciona escola-game? A Gamificação (ou como é referida algumas vezes, Gamification) é o processo de tentar adotar mecânicas de jogos em tarefas do dia a dia. Ela pode ser usada para muito mais do que a educação, sendo uma estratégia matadora para aumentar a produtividade em empresas, principalmente startups.

Sexta, 01 Setembro 2017 23:01 Publicado em Notícias

O Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE é um repositório criado pelo Ministério da Educação – MEC, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latinoamericana de Portais Educacionais – RELPE, Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI e outros. O site tem o propósito de manter e compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso, mais elaborados e em diferentes formatos, como áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional, além de imagem, mapa, hipertexto considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional local, respeitando-se as diferenças de língua e culturas regionais.

Espera-se ainda com este repositório venha estimular e apoiar experiências individuais dos diversos países, ao mesmo tempo que se promove um nivelamento de forma democrática e participativa. Assim, países que já avançaram significativamente no campo do uso das tecnologias na educação poderão ajudar outros a atingirem o seu nível. Uma vez que o repositório conta com recursos de diferentes países e línguas, professores de qualquer parte do mundo poderão acessar os recursos em sua língua materna, traduzir os que estão em outra língua, assim como publicar as suas produções em um processo colaborativo.

Os materiais publicados estão disponíveis para os gestores de políticas educacionais locais, gestores escolares, gestores de repositórios educacionais, bem como os professores da Educação Básica, Profissional e Superior, além dos produtores de recursos pedagógicos digitais, pesquisadores e da população em geral.

Clique aqui para acessar a página do Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE

Fonte: Canal do Ensino

Calendário

« Setembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Sobre o Autor

  • José Roberto Duarte, iguatuense, professor do ensino básico, formado em Letras pela Universidade Estadual do…

Parceiros