Blog do José Roberto Duarte - Itens filtrados por data: Sexta, 08 Setembro 2017
Sexta, 08 Setembro 2017 21:45 Publicado em Notícias

Toda a obra de Machado de Assis está disponível no portal que leva seu nome, agora acessível de qualquer dispositivo móvel ou fixo. Criado em 2008 pelo Ministério da Educação, em comemoração ao aniversário de 100 anos da morte do escritor, a página, reformulada, acaba de receber novas funções. O novo layout é preparado para dispositivos móveis, com uso de técnicas modernas de design, e atende às normas de acessibilidade do Governo Federal, com recursos de alto contraste, salto para conteúdo e menu. O sistema de busca também foi aprimorado, assim como o sistema de cadastro, com filtros e busca da obra completa, que foi organizada em categorias.

Toda a obra literária de Machado de Assis pode ser baixada em formato PDF por qualquer pessoa. Basta escolher entre as várias linguagens – romance, conto, poesia, crônica, teatro, crítica, tradução, miscelânea ­– disponíveis na aba Obra completa, e em seguida selecionar o título. A página oferece ainda informações sobre a cronologia, a bibliografia, dissertações sobre a obra do autor e vídeos produzidos pela TV Escola. O portal Machado de Assis Vida e Obra é resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público – a biblioteca digital do MEC – e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina.

Acesse o portal Machado de Assis Vida e Obra

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Sexta, 08 Setembro 2017 21:24 Publicado em Entrevistas

Há uma semana a cidade de Iguatu foi surpreendida pelas informações de mudanças no corpo administrativo e pedagógico do Centro Educacional Cenecista Ruy Barbosa, uma das escolas mais tradicionais do município. A professora Íris Cristina, nova diretora da instituição, fala em entrevista ao A Praça sobre as principais mudanças

A Praça- O que de fato mudou no colégio Ruy Barbosa de Iguatu?

Íris Cristina – O colégio cenecista Ruy Barbosa vivencia a partir de agora fase de reestruturação para o fortalecimento dos processos administrativos e, especialmente, dos processos pedagógicos - o foco é a aprendizagem dos alunos.

A Praça- Essas alterações estavam previstas para acontecer? Desde quando?

Íris Cristina – Ao longo dos últimos anos a CNEC, mantenedora do colégio, tem implementado inúmeras e consistentes melhorias na operação das Instituições Educacionais e as alterações realizadas recentemente já estavam sendo pautadas junto à direção local.

A Praça - Se as transformações não acontecessem, havia risco de comprometer o funcionamento da escola? Havia risco de encerramento das atividades? 

Calendário

« Setembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Sobre o Autor

  • José Roberto Duarte, iguatuense, professor do ensino básico, formado em Letras pela Universidade Estadual do…

Parceiros