Por Carlos Levy de Souza Morais (Estudante)
No documentário The True Cost, é apresentado todo o ciclo da roupa, desde a matéria-prima até as mãos do consumidor. É relatado que um dos principais agentes na poluição e exploração nos países em desenvolvimento é o fast fashion, modelo no qual as peças possuem baixa qualidade e são produzidas em larga escala. De fato, a moda possui contribuição na poluição do mundo, devido ao descarte inadequado e à utilização de materiais poluentes e de lenta degradação, por isso a moda sustentável e consciente vem ganhando importância.
Nesse cenário, é imprescindível ressaltar que o descarte inadequado dos produtos da indústria da moda é responsável por poluição do meio ambiente, como os corantes utilizados, que causam poluição dos oceanos e lençóis freáticos. Outro exemplo de material não ecológico é o jeans, que requer cerca de 7,5 mil litros de água para ser produzido. Uma forma de minimizar os impactos causados é a quíntupla hélice, composta por universidades, indústria, governo, sociedade e ambiente natural, no qual as universidades são encarregadas de pesquisar materiais ecológicos, a indústria se encarrega de utilizá-los, o governo incentiva e fiscaliza e a sociedade e o ambiente natural utilizam do consumo consciente, comprando marcas que não agridam o meio ambiente.
Vale mencionar também a não reutilização dos tecidos e outros materiais utilizados. Esses poderiam ser usados na produção de novas peças, como foi feito pela grife Burberry, de origem britânica, que lançou uma coleção composta apenas de materiais reutilizados. Além disso, também poderiam ser utilizados materiais biodegradáveis, como o couro à base de água de coco, criado pela startup indiana Malai. Este material replica o couro animal na textura e na aparência, é flexível, à prova d’água e biodegradável.
Portanto, para que a moda sustentável e consciente seja imposta de forma funcional faz-se necessária a atuação do Ministério do Meio Ambiente na divulgação de campanhas para conscientização da reutilização dos materiais descartados e no incentivo do uso dos tecidos eco-frendly. Ademais, também é necessária a atuação da quíntupla hélice, adotando o uso de materiais biodegradáveis, a diminuição do uso da água para a produção de jeans, com o uso de outros materiais e a conscientização da população. Só assim, a importância da moda sustentável e consciente será visualizada por todos.
*Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte