Os desafios para o consumo consciente na era digital

Por Hercilianny Pedrosa Santiago (Estudante)

O filme norte-americano “Os delírios de consumo de Becky Bloom” discorre sobre o quanto o consumismo pode prejudicar a vida de uma pessoa, seja ela pessoal, financeira ou psicológica. De maneira análoga a isso, dando ênfase para os desafios de consumo consciente na era digital, destacam-se dois aspectos importantes: a escassez de educação financeira e a compulsão de compras sem necessidade. Logo, isso pode afetar e trazer problemas pessoais e financeiros.

Inicialmente, pode-se comprovar a pandemia do covid-19 como principal agente impulsionador para o aumento de compras virtuais. Sob essa ótica, ocorreu uma alta de 48,41% de vendas pela internet durante a pandemia, conforme dados do e-commerce brasileiro. Portanto, evidencia-se a importância da educação financeira na formação de cada indivíduo.

Além disso, é notório como a prática compulsiva tem importante influência e como ela pode trazer consequências para manter uma vida equilibrada financeiramente. Como afirma o filósofo Gilles Lupovetsky: ‘Consumo é uma espécie de terapia’, é possível destacar a compulsão em comprar como meio de fuga para algumas realidades.

Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas para diminuir o consumo exagerado na era virtual. Dessa maneira, cabe ao Governo, com apoio das Secretarias de Educação, investir em ensino financeiro por meio da contratação de profissionais especializados, além da ampliação da carga horária estudantil, a fim de solucionar este problema com conscientização. Somente assim, será possível enxergar melhorias nos aumentos de consumo digital, dando ênfase para as futuras gerações.

*Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte