Col@blogando - Câmara marca para 19 de setembro projeto que prevê 10% do PIB para a educação

Por Silvani Soares

MEC estuda mudar fórmula de cálculo do Ideb em 2013


Uma semana após divulgar o fraco desempenho dos estudantes de ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira que pretende mudar a fórmula de cálculo do Ideb, a partir do ano que vem. A ideia é substituir o atual teste de português e matemática, o chamado Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) - em que a nota nacional ficou estagnada nos últimos anos - pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujos resultados melhoraram. O ministro disse que a decisão final só será tomada se, tecnicamente, for possível fazer a substituição sem afetar a série histórica do Ideb. Caberá ao Inep analisar essa possibilidade. O ministro anunciou também que a prova nacional do magistério, destinada a substituir concursos de professor no país inteiro, mediante adesão de prefeituras e estados, deverá ser aplicada pela primeira vez em setembro ou outubro do ano que vem.



Câmara marca para 19 de setembro projeto que  prevê 10% do PIB para a educação
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), agendou para 19 de setembro a votação do Plano Nacional de Educação. Trata-se daquele projeto que contém um artigo que dobra as verbas destinadas pelo governo ao setor educacional. Dos atuais 5% do PIB, passaria para 10%. Uma meta a ser atingida em dez anos. O Planalto é contra a elevação do orçamento da Educação para 20% do PIB. Topa no máximo 8%. No  dia 18, haverá  uma reunião de todo o plenário da Câmara para discutir com autoridades do governo o Plano Nacional de Educação.

Aids
Divulgado pelas universidades o manifesto “O que nos tira o sono”, de pesquisadores de universidades brasileiras, contra o que chamam de “descaso do Ministério da Saúde em relação à questão da Aids”. O texto diz que, a cada hora, um portador do vírus HIV morre no Brasil. Há sete anos, este número era 10% menor. Ainda segundo o documento, em 2012, cerca de 37 mil pessoas vão contrair Aids. Há sete anos, este índice era 12% menor.

Voto limpo
Começou para valer a campanha eleitoral em 5.566 municípios, o Tribunal Superior Eleitoral, sob o comando da ministra Cármen Lúcia, põe no ar, no rádio e na TV, sua campanha de esclarecimento do eleitor. O mote, este ano, é “Voto limpo”, para aproveitar a aprovação da Lei da Ficha Limpa. Um dos filmetes  traz um mecânico que limpa as mãos sujas de graxa, dizendo: “Tem gente que acha que todo político é igual, que todos são sujos. Eu penso diferente. Tem muito candidato bem intencionado. É só procurar. A Lei da Ficha Limpa é o eleitor de cara nova.

Momento petista
Do Senador Álvaro Dias (PSDB) sobre o programa de concessões de rodovias e ferrovias .“O PT, no passado, empenhou-se em demonstrar o quanto eram impatriotas aqueles que defendiam as privatizações. E acusou o PSDB de privatista” Adversários se divertem com o momento petista. Enquanto Dilma lança um pacote de concessões de estradas e ferrovias, uma outra concessão antiga, de 1998, arrasta-se a passos de tartaruga. É a ferrovia Transnordestina, com 1.700km de trilhos, concedida à CSN de Benjamin Steinbruch. O apito do trem era para ser inaugurada ainda no governo Lula.- Triste realidade.