Mobilidade urbana, gentrificação, arquitetura hostil e o direito à cidade: o complexo tecido urbano

Por Bruno Vidal Guimarães (Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da FASC)
Por Bruno Vidal Guimarães (Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da FASC)

Mobilidade urbana, gentrificação, arquitetura hostil e o direito à cidade: o complexo tecido urbano
Por Bruno Vidal Guimarães (Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da FASC)
As cidades têm sido o epicentro da vida humana por milênios, e nas últimas décadas, esse cenário se intensificou, com mais pessoas se deslocando para áreas urbanas em busca de oportunidades, cultura e diversidade. No entanto, a complexidade das cidades modernas não pode ser subestimada, uma vez que inúmeras forças interagem para moldar a experiência urbana. Quatro conceitos, em particular, destacam-se na atualidade: mobilidade urbana, gentrificação, arquitetura hostil e o direito à cidade. A interseção desses conceitos lança luz sobre a dinâmica intrincada que caracteriza a vida nas áreas urbanas.
A mobilidade urbana é a espinha dorsal da vida nas cidades. Envolve a capacidade das pessoas de se deslocarem eficazmente, acessando diferentes modos de transporte, como caminhar, andar de bicicleta, usar o transporte público ou dirigir (MACHADO; PICCININI, 2018). A qualidade da mobilidade urbana afeta a qualidade de vida das pessoas e a acessibilidade a oportunidades, incluindo empregos, educação, serviços e lazer. Cidades que promovem a mobilidade urbana eficiente e sustentável têm como objetivo reduzir o congestionamento do tráfego, melhorar o transporte público e criar infraestrutura que prioriza pedestres e ciclistas.
A gentrificação, por outro lado, é uma força frequentemente ambígua nas áreas urbanas. Ela se manifesta quando bairros anteriormente de baixa renda passam por processos de revitalização, atraindo novos residentes mais ricos e empreendimentos comerciais (GATO, 2012). A gentrificação pode melhorar a infraestrutura e a estética de um bairro, mas frequentemente vem acompanhada de um aumento nos preços dos imóveis e do custo de vida. Isso, por sua vez, pode resultar na expulsão de residentes de baixa renda originais, muitos dos quais têm laços culturais e históricos profundos com a área.
A arquitetura hostil é uma resposta preocupante à presença de certos grupos nas áreas urbanas. Ela se traduz em edifícios, espaços públicos e infraestruturas projetados para desencorajar ou impedir o uso por esses grupos (OLDONI; DE LARA RAMPASI, 2020). Muitas vezes, é justificada em nome da segurança, mas frequentemente atinge aqueles que já são marginalizados.
Exemplos notáveis de arquitetura hostil incluem divisórias em bancos de parque para impedir que pessoas deitem neles e estruturas que visam evitar a permanência de mendigos.
O direito à cidade é um conceito que proclama que todas as pessoas que vivem em áreas urbanas têm direito a uma cidade inclusiva, acessível e sustentável (TAVOLARI, 2016). Isso não é apenas uma questão de infraestrutura, mas também de participação democrática na tomada de decisões urbanas. Inclui garantir acesso equitativo a serviços, moradia adequada, educação, transporte e espaços públicos para todos os habitantes urbanos, independentemente de sua renda, raça, gênero ou origem.
A interconexão entre mobilidade urbana, gentrificação, arquitetura hostil e o direito à cidade é clara, revelando a complexidade do ambiente urbano contemporâneo. O equilíbrio entre esses conceitos determina o bem-estar e a inclusão na cidade.
A mobilidade urbana eficiente é vital para garantir que as oportunidades oferecidas pela cidade estejam ao alcance de todos os cidadãos. O direito à cidade exige que as políticas de transporte priorizem o acesso igualitário, incentivando modos de transporte sustentáveis e acessíveis.
No entanto, a gentrificação ameaça a equidade, já que frequentemente impulsiona o aumento dos preços dos imóveis e o deslocamento de comunidades de baixa renda para as periferias urbanas. A gentrificação pode resultar em uma cidade dividida, onde alguns têm acesso aos benefícios da revitalização urbana, enquanto outros são excluídos.
A arquitetura hostil, embora destinada a melhorar a segurança, muitas vezes serve como uma barreira física e social que contradiz o direito à cidade. Isso prejudica a inclusão e marginaliza grupos vulneráveis, contribuindo para a exclusão social e perpetuando a segregação.
Para alcançar um equilíbrio entre esses conceitos, políticas urbanas devem ser moldadas por princípios de justiça social e direitos humanos. Isso significa que, ao planejar e projetar cidades, os governos e urbanistas devem priorizar o bem-estar de todos os cidadãos, garantindo que a acessibilidade, a inclusão e a segurança sejam consideradas de maneira equitativa.
Alcançar um equilíbrio entre mobilidade urbana, gentrificação, arquitetura hostil e o direito à cidade é um desafio vital. Para construir cidades verdadeiramente inclusivas e sustentáveis, devemos adotar medidas específicas. O planejamento urbano sustentável deve priorizar modos de transporte ecologicamente corretos. Políticas de habitação, incluindo o controle de aluguel e acesso à moradia acessível, são essenciais para combater a gentrificação e garantir a permanência de comunidades de baixa renda. Substituir a arquitetura hostil por um design que atenda a todas as pessoas, independentemente de suas necessidades, é crucial. Além disso, a participação ativa da comunidade nas decisões urbanas é um pilar para garantir que as políticas atendam às necessidades de todos os habitantes urbanos.
*Texto produzido na disciplina Leitura e Produção Textual ministrada pelo professor José Roberto Duarte