Col@blogando - Demissão no BNB

Por Silvani Soares

Pendências no TSE podem mudar o rumo das disputas nos municípios


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem ainda duas polêmicas pendentes que, dependendo do resultado dos julgamentos, alteram substancialmente os planos de candidatos e partidos: o recurso contra decisão do próprio tribunal que obriga candidatos a ter suas contas de campanhas aprovadas como condição para obter o registro; e o pedido do novato PSD de ter direito a cotas integrais do Fundo Partidário e do tempo de propaganda eleitoral na TV e no rádio. No primeiro caso, há a possibilidade de o TSE recuar, aceitando o argumento dos partidos de que a norma teria que ter sido aprovada pelo menos um ano antes da eleição. Ela foi aprovada em março último. A expectativa é que o TSE julgue até o final de junho o recurso apresentado pelo PT e endossado por mais 18 partidos, para que não permaneça a indefinição sobre milhares de candidatos. Uma estimativa feita pelo próprio TSE indica que cerca de 21 mil políticos seriam barrados pela regra, se ela vigorar este ano.

Dirceu convoca estudantes para defendê-lo

Um dos 38 réus do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, convocou os estudantes a irem às ruas defendê-lo durante o julgamento do processo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que começa no dia 1º de agosto. Dirceu participou neste sábado à tarde do 16º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista (UJS), ligada ao PCdoB, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Segundo ele, a partir de agora será “a batalha final. Todos sabem que este julgamento é uma batalha política. E essa batalha deve ser travada nas ruas também porque senão a gente só vai ouvir uma voz, a voz pedindo a condenação, mesmo sem provas. É a voz do monopólio da mídia”. Concluiu.

 

Deputada defende aliança com PT

A deputada Mirian Sobreira disse em entrevista durante o programa Mais Debates que é favorável à manutenção da aliança do PSB com o PT no Estado. Considera normal a escolha do candidato petista indicado pela prefeita Luizianne. Na condição de pré-candidata, afirmou também que gostaria de contar com o apoio do PT no arco de aliança que fará  visando a um projeto para o município. Nesta segunda-feira, o governador Cid reunirá o partido para decidir os rumos das eleições na capital. Deputada anunciou ainda parceria com a Diocese para instalar a Fazenda Saúde que objetiva, através do programa, tratamento de dependentes químicos.

 

Na rua, na chuva e no xilindró

O cantor e compositor Hyldon, parceiro de Tim Maia e autor daquela famosa canção “Na rua, na chuva na fazenda e numa casinha de sapé”, fará um show em julho, na Penitenciária de Guarulhos. Foi convidado pelo rapper paulista Dexter, ex-presidiário, preso por assalto a mão armada, que gravou o seu primeiro CD ainda encarcerado em 2000.

 

Demissão no BNB

O desvio de R$ 100 milhões pelo Banco do Nordeste, investigado pela Polícia Federal, leva o governo a apressar as mudanças no comando da instituição. Comenta-se que o caso vai sobrar para o atual presidente, Jurandir Vieira Santiago, que será demitido nesta semana.

 

Feriado

Prefeito decretou feriado municipal, mas o anúncio não chegou no tempo hábil aos órgãos de comunicação. Inclusive emissoras de rádio local. Tomamos conhecimento durante o programa Mais Debates às 12h de sábado. Conversando com um representante do setor  comércio, ele disse que não recebeu com entusiasmo o Decreto Municipal sobre o feriado desta segunda-feira 11 de junho. O Sindicato dos Comerciários, bancos e lojistas não se prepararam para a folga prolongada, pois ainda se recuperavam do feriado da quinta-feira. Um  comerciante alega prejuízos na véspera do dia dos namorados. Resta o aplauso com uma mão só. Com todo respeito.