Col@blogando - Perda de mandatos

Por Silvani Soares

Governo prevê cortar 10% da conta de luz doméstica


O plano de redução do custo de energia elétrica, que deve ser anunciado pelo governo em setembro, prevê um corte médio de 20% nas contas de luz das indústrias e de 10% nas dos consumidores domésticos. Segundo a edição desta quarta-feira do jornal Folha de S. Paulo, a medida ainda não está totalmente fechada porque o governo ainda calcula se poderá abrir mão da receita dos tributos que seriam cortados para reduzir o custo. A iniciativa seria uma aposta da presidente Dilma para propiciar um crescimento de pelo menos 4% da economia em 2013. As reduções passariam a valer a partir de 2013 e atenderia a uma das maiores reclamações do empresariado, que aponta um preço maior da eletricidade brasileira em relação ao que pagam concorrentes em outros países. De acordo com a publicação, o desconto nas contas vai variar de acordo com a tensão elétrica, resultando em cortes maiores para os setores de uso intensivo.



Minha Casa Minha Vida

As reclamações não param diante da burocracia dos organismos públicos federais. Um empresário cearense da construção civil espera há três meses que a Caixa Econômica aprove seu projeto no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida. Outro construtor acrescenta: “No Banco do Brasil, também é assim”. Indagam se está faltando dinheiro também. Por outro lado cresce a procura por imóveis e a disparada de preços também.

Ladrões ousados

Ousados ladrões vêm inovando nos assaltos em nosso município. Antes invadiam muros, residências e pontos comerciais nas caladas da noite. Hoje, em plena luz do dia praticam furtos pilotando motos, agem com facilidades e fogem sem deixar pistas desafiando as autoridades.

Faltando milho

O que poderia ser “só o mi” virou preocupação para a Federação da Agricultura do Ceara (Faec). Presidentes dos 67 sindicatos rurais do Ceará se reúnem hoje com objetivo de encontrar soluções. É que a falta de milho ameaça a avicultura e a pecuária.

Polarização

A frase é do senador Vital Rego (PMDB-PB) e presidente da CPI do Cachoeira: “A polarização PT x PSDB acabou. Hoje há novos atores na mesa: o PMDB e o PSB. Isso ficará nítido depois das eleições municipais. Será?

Perda de mandatos
A dois votos de ser condenado no STF, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) pode ter seu futuro definido nesta quarta (29). Advogado, ligado a um dos réus, concluiu que se forem condenados pelo STF, os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) perdem seus mandatos automaticamente. O artigo 55 da Constituição inciso 6, é específico: condenação criminal transitada em julgado leva à perda do mandato. Nem é preciso processo de cassação. O fato vem tirando sono dos candidatos ficha suja.

Desatando os nós

Nesta eleição tem candidato apelando pra tudo, promessa, oferta, sorrisos e até para N. S. Desatadora dos Nós. Nesta fase da campanha já pensa em substituir a foto pela imagem da Santa e com orações. Para um analista, o prefeito ao ocupar a maioria do tempo no horário eleitoral e nos comícios se excede ao pedir votos, além de roubar a cena do candidato. Tudo tem limite.