Observatório - Campeão de reclamações

“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem”. Salmo 103.13

Campeão de tarifa e reclamações
Tarifa de celular no Brasil é a mais cara da América Latina. Pior situação está na modalidade pré-paga, cujo minuto custa o dobro do pós-pago. Apesar de pagar caro, o consumidor brasileiro não conta com boa qualidade, já que a telefonia móvel figura entre os setores mais reclamados nos órgãos de defesa do consumidor.

Eunício entre os cearenses mais influentes
O deputado federal Eunício Oliveira é um dos cearenses mais influentes. É o que mostra pesquisa realizada pela revista Fale!, que traz em edição especial uma lista com nomes de 30 personalidades mais influentes do Estado, escolhidos após consulta pública. A entrega do troféu ao deputado Eunício e a divulgação formal da lista com o nome dos 30 cearenses mais influentes será feita em Fortaleza, no dia 24 de maio, no Gran Marquise Hotel. Para Eunício, o Ceará possui grandes nomes que têm contribuído para o progresso do Estado, e por isso se diz bastante honrado em ser agraciado com a entrega do título. Eunício está em seu terceiro mandato como deputado federal, é Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia na Câmara Federal, tesoureiro nacional do PMDB, ex-ministro das Comunicações no governo Lula, quando implantou o maior programa de inclusão digital e ampliação do acesso a internet no Brasil.

Ensino fundamental aos 6 anos
O deputado Joaquim Beltrão (PMDB-AL), relator na Câmara de um projeto de lei que determina que as crianças ingressem no ensino fundamental aos 5 anos de idade, e não aos 6 anos, como ocorre atualmente, disse que apresentará um substitutivo à proposta. Educadores, especialistas em desenvolvimento infantil e o próprio Ministério da Educação (MEC) são contrários à antecipação e manifestaram a posição hoje (20) em audiência pública na Comissão de Educação e Cultura da Câmara. O projeto para incluir crianças de 5 anos ensino fundamental já foi aprovado no Senado e é de autoria do senador Flávio Arns (PSDB-PR). O presidente da comissão, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), disse que a mudança sugerida por Arns não atende às reivindicações de entidades da sociedade civil, mas sinaliza uma “disposição” do senador para a negociação. Ele acredita que a partir do posicionamento que foi dado hoje pelo relator, o substitutivo pode ser votado em duas semanas pela comissão. Em função das alterações, o texto deverá voltar para apreciação do Senado.

24 mil vagas fechadas em cursos superiores
Um levantamento obtido pelo UOL Educação mostra que o MEC (Ministério da Educação) já fechou, desde 2008, mais de 24 mil vagas em processos de supervisão em três cursos superiores em todo o país. Direito responde, sozinho, por mais de 95% desse total. As avaliações indicaram que não havia estrutura ou condições de funcionamento. Segundo o MEC, 23 mil vagas foram encerradas em direito, além de mais 760 em medicina e outras 280 em pedagogia. De acordo com o censo da Educação Superior, divulgado no ano passado com dados de 2008, havia 240.077 vagas autorizadas em direito em todo o país. Ou seja: após o processo de supervisão, o curso já perdeu aproximadamente 10% de toda a oferta.