Observatório - Derrota e adeus

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. 1 Coríntios 2.9

Cacau Show em Iguatu
Falta pouco para os fãs iguatuenses da marca Cacau Show terem à disposição os produtos da franquia de chocolates. O casal de empresários Sá e Cleonice Vilarouca inova e traz a Iguatu e região um novo conceito na sede da Magrella a ser inaugurada nos próximos dias. Além das grifes de vestuário, calçados, bolsas e acessórios, do atendimento e do charme da boutique, os consumidores terão ainda mais uma loja O Boticário, a franquia Cacau Show, a grife de óculos Chilli Beans, cafeteria, jardim fumódromo. Serão quatro lojas num espaço de dois andares com conforto, qualidade, e simpatia peculiares ao casal.

Site Ficha Limpa bate recorde
No dia dia 1º de outubro, na antevéspera das eleições, quase 20 mil internautas acessaram o site em busca de informações a respeito dos candidatos. Apenas 77 corajosos pioneiros cadastraram-se e mantiveram atualizadas as informações de campanha, principalmente aquelas relativas às doações e despesas feitas. A média diária de acessos ao site, nesta última semana, ultrapassou 15 mil acessos por dia. O site Ficha Limpa apresenta um balanço dos candidatos cadastrados no site que foram eleitos ou passaram para o 2º turno. O internauta pode acessar: www.fichalimpa.org.br

Resultado das eleições

Dois aspectos chamam atenção após o primeiro turno das eleições 2010: a prorrogação da disputa presidencial para o 2º turno e a derrota dos ‘inimigos de Lula’. Entre Dilma e Serra quem fez a diferença foi Marina.

Serra e os 30%
Na verdade o tucano não foi para o 2º turno, Marina o colocou. Serra obteve 32% dos votos válidos; o mesmo índice que ele tem desde 2002 (30%), quando disputou o cargo de presidente com Lula. Só um fato escandaloso pode reverter a eleição de Dilma. Ainda que Marina e o Partido Verde optem por apoiar Serra, os eleitores da ex-ministra do Meio Ambiente têm perfil de eleitores independentes e que não seguem orientação de candidatos, mas a escolha livre e pessoal.

Derrota e adeus
A derrota nas urnas de políticos tradicionais e poderosos, que fazem oposição ao governo Lula, é um fato que muda o perfil do legislativo brasileiro. Os caciques Tasso, Artur Virgílio, Heráclito Fortes, Marco Maciel, Mão Santa, César Maia e outros não renovaram seus mandatos e devem ficar pelo menos dois anos fora da mídia política. Tasso Jereissati não digeriu a derrota para Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) e anunciou que não mais disputará eleições.

Cenário local
Em Iguatu, as eleições não trazem novidades. Os dois grupos que disputam o poder local estiveram no mesmo palanque apoiando Dilma e Cid. O êxito de Mirian Sobreira, eleita deputada estadual, divide os holofotes com o prefeito Agenor Neto. Este ocupa espaço na mídia, aquela, agora no poder, também terá destaque, pois político sem mandato é cidadão comum. Espera-se que o jogo não beire o ridículo e se rebaixe de tal modo a envergonhar os iguatuenses. Agenor e Mirian devem dar exemplo aos seus simpatizantes e reduzirem a disputa ao plano político sem baixarias e agressões. Olhem o exemplo dos que foram varridos pelo voto. A população quer propostas. Chega de picuinhas, tricas e futricas.