Observatório - Falecimento de Nícia, pesar e luto

“A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? – diz o Santo”.
Isaías 40.25

Pesar e luto
Esta coluna está de luto. Perdemos uma fiel leitora. Incentivadora, crítica, leitora confessa e entusiasta deste espaço, Nícia não resistiu ao atropelamento sofrido na tarde de quinta-feira, na Rua 13 de maio, quando se dirigia à Escola Modelo para reunião de planejamento. Quantas vezes ela fez tal trajeto, sem susto, sem risco? De manhã, sorridente, como sempre, serviu-nos no recreio queijo de coalho fresquinho, trazido de Lavras, sua terra natal, como fazia questão de frisar. Era praxe no intervalo a degustação de iguarias, marca de sua generosidade e carinho pelos colegas. A notícia de seu acidente nos causou preocupação. As notícias de sua recuperação na manhã de ontem nos animaram. No final da tarde o indesejado anúncio de morte cerebral trouxe-nos profundo pesar. A Andrade, esposo, e aos filhos o nosso sincero voto de condolências. Desejamos que o Senhor Deus, na sua infinita graça e benevolência, possa confortá-los neste momento. Conforta-nos saber que a mansidão, a gentileza e a atenção dispensada aos colegas e alunos farão discípulos. Um exemplo a ser seguido. Uma lacuna.

Jubileu de Ouro
Ontem, 05 de novembro, dia da Cultura, o Centro Educacional Cenecista Ruy Barbosa completou 50 anos de atividades em Iguatu. Ao longo de meio século, o Ruy Barbosa desenvolve importante papel na educação de jovens de Iguatu e região, com reconhecimento além fronteiras. Mantido pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, mantém a filosofia de oferecer ensino de qualidade a preço justo, baseado na força da comunidade como força motriz de envolvimento sócio-cultural de educandos, educadores e pais. Fundado pelo inesquecível Dr. Edson, o Ruy Barbosa é uma das mais sólidas casas de educação em atividade em Iguatu. Parabéns a todos os eternos cenecistas de coração.

Zona Azul
Quem visita Iguatu, fica em dúvida quando decide estacionar no centro da cidade. As placas indicam cobrança de taxa na chamada “zona azul”. Os visitantes procuram fiscais, onde adquirir o bilhete e nada. Afinal, a zona azul amarelou? Que explicações o município tem a dar à população? O certo é que foram investidas verbas públicas na demarcação e na colocação de placas. Está mais do que na hora de prestar contas.

Falências caem
O número de micro e pequenas empresas que decretaram falência caiu para 46 em outubro, segundo a Serasa Experian. Este é o menor patamar registrado neste ano. Em setembro, 57 companhias quebraram em todo o país, sendo 50 de menor porte. Segundo a Serasa, a queda reflete o bom momento econômico brasileiro e beneficia, principalmente, as empresas com foco no mercado doméstico.

Parcial do Censo: Brasil tem 185 milhões de habitantes
A atual população do Brasil supera os 185 milhões de habitantes, segundo dados do Censo 2010, feito pelo IBGE. O número indica um crescimento de 9,5% na comparação com a pesquisa feita há 10 anos. São Paulo permanece como o estado mais populoso e Roraima, como o menos. O resultado final só deve ser divulgado no fim de novembro.

Governo estima PIB em 8%
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, elevou para 8% a expectativa de crescimento do PIB para este ano. Durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com todos os ministros, Mantega afirmou que o crescimento será de, no mínimo, 7,5%. Se a previsão se concretizar, este será o maior índice em 25 anos. Já as estimativas do Banco Central são mais conservadoras e ficam em 7,3%.